As histórias em quadrinhos, como se sabe, utilizam tanto desenhos quanto textos. Esses aparecem nessas situações básicas:
- nos diálogos e pensamentos;
- nas legendas ou letreiros onde o narrador se expressa;
- nas onomatopeias, palavras empregadas para representar os sons.
- nas interjeições, palavras ou expressões que traduzem sentimentos ou emoções.
Os balões
São elementos criados para conter as falas dos personagens. O próprio balão já tem um significado, sugerido pelos formatos que assume:
balão fala, de formato arredondado e em linha contínua, possui um rabicho que aponta para o personagem que fala.
Balão pensamento, o rabicho tem a forma de pequenas bolhas.
Quando vários personagens falam ou pensam a mesma coisa, o balão tem mais de um rabicho e se chama balão uníssono.
Quando o personagem segreda ou sussurra algo, o balão cochilo ou sussurro é feito de linhas pontilhadas ou interrompidas.
O balão grito tem contorno irregular ou tremido, da mesma forma que os balões que transmitem sons de aparelhos sonoros, telefones ou ruídos fortes.
Os balões também podem vir emendados, com ou sem rabicho: são os balões encadeados ou duplos, utilizados para indicar que um único personagem diz ou pensa coisas em sequência mantendo uma pausa entre uma e outra fala ou pensamento.
Além dos recursos vistos, outros podem ser utilizados, dependendo apenas da criatividade do desenhista e daquilo que deseja exprimir.
Embora a localização dos balões no quadrinho não obedeça a regras fixas, deve sempre permitir a leitura fácil, a compreensão do conteúdo e da sequência do texto, assim como deixar claro a qual personagem se refere.
Quanto ao conteúdo, isto é, ao texto dos balões, eles podem trazer palavras, sinais, desenhos ou símbolos gráficos, como pontos de exclamação ou interrogação. Às vezes, o quadrinista utiliza um desenho para representar um pensamento ou sonho. E, às vezes, uma série de símbolos estranhos sugere um palavrão ou xingamento.
Costuma-se escrever nos balões utilizando letra de forma maiúscula e feita à mão. O tamanho e o traçado das letras podem exprimir susto, medo, dor, frio, elevação do tom de voz etc.
Balão de pensamento com desenho
Balão com desenho, exprimindo xingamento
Balão com música
Balão com sinais gráficos
As legendas ou letreiros
Podem informar ou descrever algo, tal como o narrador faz nos demais textos narrativos. São comumente empregados no início da história, como introdução, ou no decorrer desta, ligando um quadrinho a outro.
Podem ter formas variadas, mas é mais comum apresentarem-se dentro de um quadro ou retângulo, com o texto escrito em letras de imprensa comum:
Onomatopeias
São utilizadas para transmitir um determinado sons ou ruídos produzidos por sinos, campainhas, instrumentos musicais, armas de fogo, vozes de animais, movimentos, etc. Por estarem relacionadas a uma figura ou situação, facilitam sua interpretação.
As interjeições
Além das onomatopeias, os quadrinhos apresentam muitas palavras e expressões que traduzem emoções, sentimentos, estados emocionais, etc. das personagens. Essas palavras são chamadas de interjeições. As interjeições costumam vir acompanhadas do ponto de exclamação. A palavra TÂNQUIS! (originada de thank you, do inglês), por exemplo, traduz agradecimento.
Os personagens
Geralmente, as HQs apresentam um ou mais personagens principais (heróis) e personagens coadjuvantes (secundários), que revelam traços característicos, através dos quais o autor procura diferenciar, por exemplo, o herói do vilão, a heroína da megera. O traço e as feições utilizados pelo desenhista criam o que chamamos de "tipo".
Chico bento e Zé Lelé revelam, através do modo de se vestir e de falar, que são personagens típicos de regiões do interior; suas aventuras acontecem quase sempre num ambiente rural.
Expressões dos personagens
Através das expressões dos personagens, podemos inferir dados da história qua não aparecem no texto escrito, tais como sentimentos e sensações.
DESCONFIANÇA
DESDÉM/DESPREZO
DESESPERO
ESFORÇO
FELICIDADE
FOME/APETITE
MALÍCIA
MEDO
TRISTEZA
SURPRESA
ZANGA
TERNURA
SATISFAÇÃO
Fonte:
Ensinar e Aprender, volume 3. - Ficha individual 9, 10 e D. Material
elaborado pelo Cenpec e concedido pela SEEP à SEESP, para impressão e
distribuição.