Precisa de ajuda para montar uma avaliação que contemple as habilidades cobradas na prova AAP da Secretária de Educação de São Paulo? Selecionei algumas questões que ajudam você, colega professor, nesta tarefa.
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Texto I
A raposa e as uvas
Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer.
Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu.
Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:
— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...
ROCHA,
Ruth. Fábula de Esopo. São Paulo, FTD, 1992.
01- Qual das frases abaixo traduz a ideia principal da
fábula de Esopo?
(A) Quem não tem, despreza o que deseja.
(B) A mentira tem pernas curtas.
(C) Quem não tem o que deseja, sente inveja dos outros.
(D) Quem procura acha.
(A) as uvas ainda estavam verdes.
(B) a
parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na
parreira.
(D) as uvas eram poucas.
03- Em “— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas
estão verdes mesmo...” o termo destacado se refere
(A) as uvas
(B) a
parreira.
(C) a raposa.
(D) a fábula.
Texto II
Personificação (prosopopeia)
A personificação/ prosopopeia consiste em atribuir atitudes ou características humanas a coisas
ou a seres irracionais. Ela é muito usada nas fábulas, que apresentam animais
comportando-se como seres humanos.
Veja
alguns exemplos:
1. Meu carro
morreu.
2. Meu
cãozinho ri para mim quando chego em casa.
3. As
paredes têm ouvidos.
Disponível
em: http://parcimoniadna.blogspot.com.br/2013/02/personificacao-prosopopeia.html>. Acesso em: 08 de agosto de 2014.
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04 - Após a leitura do texto 1 e
2, constata-se que consiste personificação em:
(A) ... tentou subir na parreira,
mas não conseguiu.
(B) Uma raposa passou por baixo de
uma parreira carregada de lindas uvas.
(C) A raposa e as uvas.
(D) Depois de muito tentar foi-se
embora, dizendo: — Eu nem estou ligando para as uvas.
(A) não acrescenta informação ao
dito anteriormente e pode ser substituído pela palavra nem.
(B) acrescenta
informação nova sendo contrária a ideia dita anteriormente e pode ser
substituído pela palavra porém.
(C) acrescenta parcialmente
informação nova e pode ser substituído pela palavra portanto.
(D) não acrescenta informação ao
dito anteriormente.
Leia o texto III
A
tira abaixo mostra o personagem Calvin em uma situação que lembra a fábula de
Esopo:
(Bill Watterson. Os
dias estão simplesmente lotados. São Paulo: Best News, 1995. Vi, p.10.)
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06 - Observando os três
primeiros quadrinhos, poderíamos dizer que Calvin, até certo ponto, se
assemelha à raposa?
(A) Sim, porque Calvin não
consegue realizar seu desejo, ou seja, acertar a bola.
(B) Não, porque a raposa
alcança as uvas, mas Calvin não consegue acertar a bola.
(C) Não, porque Calvin está
brincando e a raposa estava com fome.
(D) Sim, porque Calvin
desiste de acertar a bola.
07- Em qual cena ou
situação a tirinha de Calvin fica diferente da história da raposa, contada por
Esopo? Por quê?
(A) Na segunda cena, porque
Calvin fracassa em seu objetivo.
(B) Na última cena, porque
Calvin desiste de seu objetivo.
(C) Na segunda cena, porque
Calvin não consegue acertar a bolinha.
(D) Na última cena, porque
Calvin não desiste de seu objetivo e procura uma bola maior.
08- Os três textos,
respectivamente, têm a finalidade de:
(A) I- transmitir
sabedoria de caráter moral ao homem, gerando exemplos para este. II orientar sobre um determinado
assunto ou conceito. III debater um
assunto.
(B) I transmitir informação ao leitor
sobre a impossibilidade da raposa se alimentar, gerando exemplos para
este. II orientar sobre um determinado assunto ou conceito. III entreter.
(C) I transmitir
sabedoria de caráter moral ao homem, gerando exemplos para este. II explicar um determinado
conceito. III entreter.
Leia os
textos IV e V, que se referem à questão 09
Texto IV
Brasil de
Todos os Santos
Brasil,
meu Brasil de todos os Santos
Descobrir
a sua cara de espanto
Descobrir
o seu encanto em um segundo
Um país
que sonha ser o Novo Mundo
Matas,
praias, céu, diamante e chapadas
Transamazônicas
estradas te percorrem
Feito
rios de águas e florestas
Transformando
sua paisagem numa festa
Nas suas
avenidas todas coloridas
Desfilam
homens e mulheres
(...)
Laura Campanér e Luisa Gimene
Fonte:
http://www.lyricstime.com/laura-campan-r-brasil-de-todos-os-santos-lyrics.html – Acesso em: 08 de agosto de 2014.
Texto V
Desmatamento
Desde a ocupação portuguesa, o Brasil enfrenta queima de vegetação original e desmatamento com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem como facilitar a ocupação humana e, consequentemente, a especulação imobiliária.
Estes procedimentos, ao longo dos anos, levaram à extinção de várias espécies vegetais e animais, à erosão e à poluição do meio ambiente em geral.
Fonte:
http//www.geocities.com/naturacia/desmatamento.html - Acesso em: 08 de agosto de 2014.
09- Na comparação dos textos IV e V, pode-se
afirmar que:
(A) Os
dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente.
(B) As
nossas riquezas estão sendo bem tratadas ao longo dos anos.
(C) O
Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo.
(D) A
vida do homem é mais importante que a natureza
Texto VI
Agradecendo a Deus
Um
turista viaja para um safári na África. Durante a excursão na savana, se perde
e acaba frente a frente com um leão feroz. Ao vê-lo avançando em sua direção,
pede a Deus que um espírito cristão tome posse daquele leão. Nisto, ouve-se um
trovão, seguido de um grande clarão no céu. O leão ajoelha-se diante do
assustado turista e começa a rezar, dizendo:
-
Obrigado Senhor, por mais essa refeição!
Fonte: Piadas e para-choques nº1 – RDE –
Revista das Estradas.
10 - O texto acima tem a intenção de provocar risos, é um texto humorístico. O que torna o texto engraçado?
(A) O
trovão que clareia o céu tornando o leão bonzinho.
(B) O
desespero do turista frente a frente com o leão.
(C) A
forma como o leão agradece a refeição.
(D) A
atitude do leão ao agir como cristão.
Texto VII
TÁ TUDO NA CABEÇA
Os
hormônios não são os vilões da adolescência. Uma grande reforma cerebral é a
causa do comportamento típico de quem está crescendo.
Eles
batem porta, vivem paixões viscerais, pulam de carros em movimento. Estão
constantemente entediados e ansiosos. Prudência e autocontrole parecem termos
estrangeiros. O mundo gira em torno de sexo, pensamento que eles não largam nem
dormindo. De quem é a culpa? Dos hormônios, diz o senso comum. Resposta errada,
afirma agora a ciência. O cérebro jovem, repentinamente atirado em uma reforma
geral, é que manda nessa brincadeira. Conhecer o estica-puxa-e-estica dessa
fase é essencial para pais e filhos entenderem o que é a misteriosa cabeça de
um adolescente.
Os
hormônios sexuais, na verdade, estão em abundância no corpo de bebês até o
primeiro e o segundo anos de idade, nos meninos e nas meninas, respectivamente.
Isso prova que não basta inundar um cérebro infantil com hormônios para
torná-lo adolescente: é preciso que esse cérebro mude para então responder a
eles. A adolescência faz exatamente isso. (...)
Não se
trata apenas de um aumento de peso ou volume cerebral. Enquanto algumas
estruturas de fato crescem, outras encolhem, sofrem reorganizações químicas e
estruturais, e todas acabam por amadurecer funcionalmente. Surgem as
habilidades motoras, o raciocínio abstrato, a empatia, o aprendizado social. De
posse de um cérebro pronto, nasce um adulto responsável. Mas, até lá adolescentes
têm muito, muito mesmo, o que aprender.
Galileu, Janeiro de 2006. nº 174, p.32-33
11- A tese defendida nesse texto é:
(A) os
pais precisam entender o que se passa com adolescentes.
(B) os
adolescentes desconhecem regras básicas de socialização.
(C) os
hormônios sexuais estão presentes até o segundo ano de vida.
(D) O
cérebro, em mudança, é o responsável pelos atos dos adolescentes.
Número da habilidade/ Questão/ Descritor
H1
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01
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Inferir informações implícitas
(conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.
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H2
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06-07
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Interpretar texto com o auxílio de recursos
gráfico-visuais.
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H3
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08
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Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
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H4
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05
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Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conectivos.
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H5
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09
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Reconhecer diferentes formas de tratar
uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, considerando
as condições de produção e de recepção.
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H6
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03
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Identificar as marcas linguísticas em textos
do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
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H7
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04
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Identificar recursos semânticos expressivos
(figuras de linguagem).
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H8
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10
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Reconhecer efeitos de ironia e/ou
humor em textos variados.
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H9
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02
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Estabelecer relações de causa e
consequência, entre partes e/ou elementos de um texto.
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H10
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11
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Identificar a tese de um texto.
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Fonte colaborativa:
Gabarito
01
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a
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02
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b
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03
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a
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04
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d
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05
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b
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06
|
d
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07
|
d
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08
|
c
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09
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a
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10
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d
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11
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d
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