PDF - Clique aqui.
Olá, professores!
Nós te convidamos a promover um Desafio Literário com seus estudantes!
Que tal orientá-los a criarem uma PLAYLIST MUSICAL COMENTADA? Gostou da ideia? Quer saber como pode planejar a atividade?
Sob a hipótese de que estejam trabalhando com o livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e, como meta de aprendizagem, pretendam estimular seus alunos a reconstruírem e a refletirem sobre as condições de produção e de recepção desta valiosa obra literária brasileira, de modo a possibilitar a sua ampliação e compreensão por parte dos discentes. E, a partir de suas percepções diante da obra, interagirem qualitativamente com ela ou qualquer outra que seja abordada na escola, no que tange ao ponto de vista ético, estético e até político, inserindo-os em práticas de linguagem da cultura digital. Cabe então a pergunta: Que caminho percorrer perante a esse contexto?
Primeiramente, é necessário pincelar uma das propostas que colaboram de fato com seus objetivos. Trazemos como sugestão a playlist musical comentada, pois carrega consigo o trabalho de curadoria que envolve a seleção de canções existentes nas plataformas de streaming. De forma simplificada, a playlist musical comentada funciona como um programa de rádio, em que o locutor apresenta ao ouvinte a lista de reprodução, tecendo comentários, porém em formato diferente do radiofônico AM/FM. Cabe ressaltar que, dentre as plataformas de serviço de streaming, temos Spotify, Rdio, Deezer, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music, Tidal entre outras.
Recomendamos que seja feita a sondagem com as turmas para verificar quais estudantes têm contato com essas plataformas e quais ainda não. E, após esse diagnóstico, lançar o desafio a eles. 😍
Mediante a curadoria em uma dessas plataformas, os estudantes precisam ser motivados a comentarem as relações de escolha criteriosa que julgarem pertinentes, entre a obra machadiana e as músicas listadas por eles, por exemplo. Essa interação dos estudantes com esses textos proporcionará, conforme Jaqueline Barbosa, a construção de novos sentidos, o estabelecimento de novas relações e até mesmo a expansão da consciência, na medida em que novas relações podem ser estabelecidas.
A fim de exemplificar, pegamos como base o trabalho da professora Naiara Chaves de Carvalho, relato de boas práticas no Boletim do Professor da Fundação Lemann, escrito por Paolla. Vocês podem ter acesso a apresentação do trabalho da professora Naiara pela Revista Nova Escola. Clique aqui.
Na culminância dessa atividade, recomendamos para socialização: murais virtuais como Padlet ou Wakelet, eventos ou publicações em redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube dentre outros ambientes plugados ou despludados. Assim, eles poderão apreciar as produções dos colegas, comentar e/ou compartilhar. E mais, existe uma miríade de obras literárias aguardando o momento de serem desvendadas! A obra de Machado de Assis é apenas uma das possibilidades.
Assista ao vídeo abaixo da realização prática desse trabalho com a playlist comentada:
"O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para: fruição estética de textos e obras literárias; pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos; realização de procedimentos; conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes; sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública; ter mais conhecimento que permita o desenvolvimento de projetos pessoais, dentre outras possibilidades." (p.71)
"a analisar as diferentes formas de manifestação da compreensão ativa (réplica ativa) dos textos que circulam nas redes sociais, blogs/microblog, sites e afins e os gêneros que conformam essas práticas de linguagem, como: comentário, carta de leitor, post em rede social, gif, meme, fanfic, vlogs variados, political remix, charge digital, paródias de diferentes tipos, vídeos-minuto, e-zine, fanzine, fanvídeo, vidding, gameplay, walkthrough, detonado, machinima, trailer honesto, playlists comentadas de diferentes tipos etc., de forma a ampliar a compreensão de textos que pertencem a esses gêneros e a possibilitar uma participação mais qualificada do ponto de vista ético, estético e político nas práticas de linguagem da cultura digital". (BNCC, p.73)
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs. (p. 157)(EM13LP21) Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, fomentar comunidades etc. (511)(EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.). (p.526)(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo. (p.525)
(EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.). (p.83)(EM13LP17) Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas. (p. 92)(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo. (p.96)(EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.). (p.96)(EM13LP21) Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, fomentar comunidades etc. (p.102)