Discursos
Numa narrativa, o autor dispõe de três maneiras de reproduzir a fala das personagens: o discurso direto, indireto e o direto livre.
DISCURSO DIRETO
No discurso direto o narrador reproduz a fala das personagens por meio das próprias palavras delas. Ele confere maior naturalidade ao texto, já que o diálogo se desenvolve à maneira de uma conversa e permite ao narrador exprimir o linguajar próprio de suas personagens.
Algumas características do discurso direto:
- vem introduzido por um verbo dicendi (verbo que anuncia a fala da personagem): perguntou, respondeu, replicou e disse.
Obs.: É comum, no entanto, não aparecer o verbo dicendi, somente a fala das personagens; leia este trecho de Luís Fernando Veríssimo:
"(...) - A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- Como é que você sabe? (...)"
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- antes da fala da personagem há, geralmente, dois-pontos e travessão.
Segundo o professor Othon M. Garcia, os verbos dicendi distribuem-se em oito áreas de significação:
- de dizer: afirmar, declarar;
- de perguntar: indagar, interrogar;
- de responder: retrucar, replicar;
- de contestar: negar, objetar;
- de exclamar: gritar, brandar;
- de pedir: solicitar, rogar;
- de exortar: animar, aconselhar;
- de ordenar: mandar, determinar.
Embora estes sejam os mais comuns, basta a leitura de qualquer revista semanal ou de livros de literatura atual para perceber que a lista de verbos dicendi pode ser ampliada, adequando-se às exigências da expressividade. Assim, dentre inúmeros outros, pode-se sugerir:
aconselhar, acreditar, acrescentar, acusar, admitir, advertir, advogar, alarmar-se, alegar, alertar, ameaçar, analisar, anunciar, apontar, aprovar, argumentar, assegurar, avaliar, avisar, brincar, calcular, comentar, conclamar, concluir, concordar, condenar, contar, corrigir, cortar, defender, demonstrar, denunciar, descrever, desculpar-se, desmentir, duvidar, entusiasmar-se, esclarecer, explicar, finalizar, frisar, garantir, ilustrar, imaginar, insinuar, insistir, ironizar, julgar, lamentar, lembrar, manifestar, notar, observar, opinar, perguntar, presumir, prometer, propor, prosseguir, provocar, reagir, rebater, reconhecer, refutar, reprovar, ressaltar, salientar, sugerir, surpreender-se...
A pontuação no discurso direto deve apresentar, normalmente:
- travessão inicial.
- O Brasil precisa de técnicos, disse o ministro.
- A oração com verbo dicendi, quando entremeada à fala, deve vir precedida por vírgula e travessão.
Mas é preciso agir com muito tato - murmurou Manuela.
- O novo período de fala, após a oração do verbo dicendi, deve vir precedido de travessão para que não haja confusão entre as palavras do narrador e da personagem.
- Morda a língua - sugeriu a menina. - Minha mãe diz que é bom.
- Quando a oração com o verbo dicendi precede a fala da personagem, deve vir obrigatoriamente precedida de dois-pontos:
Manuela murmurou com voz sumida:
- Mas é preciso agir com cautela.
DISCURSO INDIRETO
O discurso indireto elimina os elementos emocionais e afetivos. Ele cria uma objetividade analítica ao apreender o conteúdo da fala das personagens mas não a forma como elas dizem. O narrador usa suas próprias palavras para comunicar o que as personagens disseram.
As características principais do discurso indireto são:
- vem introduzido por um verbo dicendi.
Diógenes disse a Alexandre que não lhe tirasse o sol.
- vem introduzido por uma conjunção subordinativa integrante (que, se).
O general bradou que não fizessem aquilo.
Imagem retirada de: http://roseartseducar.blogspot.com.br/2011/11/discurso-direto-e-indireto.html |
DISCURSO INDIRETO LIVRE
O discurso indireto livre apresenta características híbridas: as falas das personagens mesclam-se ao discurso do narrador.
Ex.:
(...) Se não fosse isso... An! Em que estava pensando? Meteu os olhos pela grade da rua. Chi! que perfume! O lampião da esquina se apagara, provavelmente o homem da escada só botara nele meio quarteirão de querosene. (...)" Graciliano Ramos
Bibliografia:
OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de. Minimanual compacto de redação e estilo: teoria e prática. - São Paulo: Rideel, 1999; p. 193 a 202.
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