Antes de fazer uma história em quadrinhos, é necessário criar as personagens, desenhando-as e, ao mesmo tempo, já ir imaginando suas características, isto é, como elas serão fisicamente, como será seu comportamento, como falarão, etc.
Quando lemos uma história em quadrinhos, nós vemos as personagens e sabemos, portanto, como elas são fisicamente. Suas características psicológicas nos são reveladas por suas ações, expressões e gestos, pela maneira como se comportam e se vestem, pelo que falam, etc. Esses traços que aparecem nos desenhos e nas atitudes, nas falas e nos pensamentos das personagens.
O desenhista se vale das características tanto físicas quanto psicológicas das personagens para criar suas histórias.
O primeiro e o último quadrinho
O título de uma história em quadrinhos é colocado geralmente antes do primeiro quadrinho; ou é incluído nele, acima das personagens. Às vezes, antes do título, aparece também o nome da personagem ou da turma de personagens que vive na história.
Quando não há título, é comum aparecer no primeiro quadrinho ou acima dele o nome da personagem principal.
Os títulos costumam ser distribuídos por letras maiúsculas, bem maiores que as letras dos textos dos balões. As letras apresentam formatos variados e podem também conter alguns desenhos relacionados com o assunto da história.
Embora muitos trechos das histórias em quadrinhos possam ser engraçados, é geralmente no último quadrinho que se dá o ponto alto da história, ou seja, o momento mais engraçado.
A maioria das histórias em quadrinhos costuma apresentar, no último quadrinho, a palavra fim.
As etapas de produção
Antes de ficar pronta para ser publicada, uma história em quadrinhos passa por várias etapas.
O ARGUMENTO E E ESBOÇO
Primeiramente, o argumentista (um desenhista ou escritor) faz um pequeno texto, chamado argumento, uma espécie de resumo da história, já dividido em quadrinhos e na sequência correta que traça o esboço das personagens, escreve suas falas, seus pensamentos e as legendas e dá indicações sobre o cenário.
O DESENHO
O desenhista recebe esse material, com o texto revisado, e desenha os quadrinhos, normalmente a lápis (para imprimir correções) acrescentando balões, falas, onomatopeias, etc.
O ACABAMENTO
Finalmente, o arte-finalista faz o acabamento. Com tinta nanquim preta, cobre os desenhos, incluindo os balões, as falas, os personagens e as legendas. limpa os sinais de lápis, faz retoques. A última etapa fica por conta do colorista, que aplica as cores.
Fonte:
Cereja, William Roberto. Magalhães, Thereza Cochar. Português Linguagens, 6o. - 5. ed. reform. - São Paulo: Atual, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário