Fevereiro nos vem de februarius, nome que tem origem na deusa da purificação, Februa. Os romanos, pagãos, preocupavam-se muito com ela, depois das suas constantes e suntuosas orgias.
Março, que era o primeiro mês do ano, vem de Marte, deus da guerra, outra das grandes preocupações dos romanos, grandes guerreiros.
Abril, que nada tem que ver com abrir, é nome de origem etrusca e signofica o segundo; de fato, era o segundo mês do antigo calendário dos etruscos e dos romanos.
Maio era o mês dedicado aos senadores e às pessoas idosas; vem de maiorem.
Junho provém de juniorem, em virtude de Rômulo, o fundador de Roma, dedicar-se esse mês às pessoas jovens.
Julho foi neme dado em homenagem a Caio Júlio César, o imperador de Roma. Como era o quinto mês do ano, chamava-se apenas mensis quinctilis (quinto mês). No ano 45 a. C., o imperador Marco Antônio, ao desejar homenagear o seu amigo Caio Júlio César, mudou o nome.
Agosto nos vem de Augustus, título que recebe o mesmo Caio Júlio César, por ter no sextilis mensis (sexto mê) obtido três importantes vitórias militares. De Augustus passou, no latim vulgar, a agustu e daí ao português agosto.
Setembro, como o próprio radical indica, era o sétimo mês do ano; provém de septembre.
Outubro (de octubre) era o oitavo mês do ano, assim como novembro, do latim novembre, era o nono e dezembro, do latim decembre, era o décimo.
Todos esses nomes latinos tiveram trocada a vogal final, de e para o, por influência dos nomes de outros meses: janeiro, fevereiro, março, etc.
SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais. - 26. ed. reform. e ampl. - São Paulo: Atual, p.134-135.
Nenhum comentário:
Postar um comentário