- Usa-se vírgula para isolar expressões explicativas, como isto é, por exemplo, ou melhor, a saber, ou seja:
Ex.: Combinamos que todos contribuirão com a campanha. Eu, por exemplo, doarei dez quilos de alimentos não perecíveis.
- Usa-se vírgula para separar, em uma enumeração, os termos com a mesma função.
Ex.: Havia sobre a mesa papéis, revistas, agenda, dicionário e um estojo.
- Usa-se vírgula para separar o vocativo, ou seja, a pessoa a quem se chama ou se nomeia em uma frase.
Ex.: Lucas, quem você convidou para o seu aniversário?
- Usa-se a vírgula para separar o aposto, ou seja, o termo da oração que explica, esclarece, resume ou identifica o nome que se refere.
Ex.: Salvador, capital da Bahia, aumentou o turismo no Brasil.
- Usa-se vírgula para destacar o adjunto adverbial quando ele estiver anteposto ao verbo.
Ex.: Aqui, trabalho nunca falta.
A vírgula pode ainda:
a) Indicar a supressão do verbo.
Ex.: Flávia entregará a pesquisa hoje e Henrique, (entregará) só amanhã.
b) Separar nomes de lugar em datas e em endereços.
Ex.:
-> Curitiba, 16 de junho de 2011.
-> Avenida Rui Barbosa, 303.
c) Separar orações de sentido completo, não ligadas pela conjunção e.
Ex.:
-> Fui ao banco pela manhã, registrei uma nova senha.
1ªoração / 2ªoração
-> Li a carta, guardei-a na gaveta.
1ªoração / 2ªoração
d) Separar orações de sentido completo, ligadas pela conjunção e, mas que apresentam diferentes sujeitos.
Ex.:
(sujeito = o taxista ) (sujeito= nós)
-> O taxista parou no aeroporto, e logo nós pegamos o avião.
1ªoração / 2ªoração
(sujeito = o tenista) (sujeito= o público)
-> O tenista venceu o campeonato, e o público aplaudiu.
1ªoração / 2ªoração
e) Separar orações subordinadas.
Orações subordinadas são aquelas que dependem de uma outra oração para ter sentido completo.
Ex.:
-> A paisagem de Angra dos Reis é magnífica.
-> A paisagem de Angra dos Reis convida-nos ao lazer.
-> A paisagem de Angra dos Reis, que é magnífica, convida-nos ao lazer
oração principal /oração subordinada explicativa / oração principal
f) Separar orações subordinadas que tiverem a função de adjunto adverbial e que aparecem antes da oração principal.
Ex.:
-> Como o carnaval se aproxima, sairemos de férias por uma semana.
oração subordinada adverbial / oração principal
-> Quando abril a bolsa, viu o bilhete.
oração subordinada / oração principal
adverbial
g) separar orações intercaladas ou interferentes.
Ex.:
-> O noticiário de hoje, disse ele, anunciou a queda dos juros.
-> Esta greve, explicou o sindicalista, não é política.
A vírgula não é empregada:
I- No período formado por uma só oração:
a) Não se separa com vírgula o sujeito do predicado.
Ex.:
-> A banda de roqueiros tocou para a imensa plateia.
sujeito / predicado
-> O barulho do telefone acordou-me.
sujeito / predicado
b) Não se separa com vírgula o verbo de seu complemento.
Ex.:
-> O ginasta venceu a prova com facilidade.
verbo / complemento
-> As estradas brasileiras necessitam de reparos urgentes.
verbo / complemento
c) Não se separa com vírgula o nome de seus adjuntos adnominais e complementos nominais.
ex.:
-> O analista de sistema ficou satisfeito com o aumento de salário.
nome / adjunto adnominal
-> Os passageiros tinham medo de assaltos;
nome / complemento nominal
II - No período formado por duas ou mais orações:
a) Não se separa com vírgula a oração principal da oração subordinada que tem função de substantivo.
Ex.:
-> O público exigiu que o show continuasse.
oração principal / oração subordinada equivalente a continuação do show
-> A mãe esperou que o filho voltasse.
Oração principal / oração subordinada equivalente a volta do filho
b) Não se separa a oração principal da oração subordinada que tem função de adjetivo e que não é uma oração explicativa.
Ex.:
-> O quadro que leiloaram retrata a guerra espanhola.
oração subordinada equivalente a leiloado
-> A casa que alugamos fica no Sul.
oração subordinada equivalente a alugada
c) Não separam as orações de sentido completo, ligadas por e, e com o mesmo sujeito.
Ex.:
-> O cliente pagou e (o cliente) agradeceu ao vendedor.
-> (Ele) Chegou e (ele) abraçou-me.
Conhecimentos mínimos mobilizados para o entendimento do uso da vírgula:
Para que serve a pontuação? Diferentemente da fala, que, além da
palavra, conta com vários outros recursos para construir sentido – expressão facial,
ambiente, etc.v, a linguagem escrita dispõe apenas de recursos gráficos, a pontuação
é um dos mais importantes, pois ajuda a organizar sintaticamente o texto e a
tornar as ideias mais claras e precisas.
O que é?
- supressão - su.pres.são s.f. Ato ou efeito de suprimir. / supressão sf
1 corte, eliminação. A: acréscimo. 2 DE LEI abolição, anulação, revogação. A:
manutenção.
- intercalar - in.ter.ca.lar. v. Tr. dir. e pron. Inserir(-se),
interpor(-se), introduzir(-se), pôr(-se) de permeio. / intercalar adj m+f 1
intercalado. vtd+vpr 2 entremear(-se), interpor(-se), inserir(-se).
- interferente - in.ter.fe.ren.te adj. m. e f. 1. Que interfere. 2.
Relativo a interferência./
- Adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um
adjetivo ou de outro advérbio, expressando uma circunstância de tempo, lugar,
modo, intensidade, negação, afirmação, dúvida, etc.
- Locução Adverbial é uma expressão de duas ou mais palavras que exerce a
função de advérbio.
Observe algumas circunstâncias expressas pelos advérbios e pelas
locuções adverbiais.
Tempo (quando): cedo, tarde, hoje, ainda, ontem, amanhã, sempre,
jamais, à tarde, de manhã, às vezes, de repente, de vez em quando...
Lugar (onde): aí, aqui, acima, abaixo, lá, acolá, perto, longe, atrás,
à direita, à esquerda, em cima, de fora, dentro...
Modo (como): melhor, pior, bem, mal, rápido, devagar, depressa, às
claras, às escuras, à toa, em silêncio, e quase todos advérbios terminados em mente:
geralmente, lentamente, etc.
Intensidade: bem, muito, pouco, bastante, mais, menos, excessivamente,
extremamente, tão, tanto, quase, de todo, de pouco.
Dúvida: talvez, provavelmente, quem sabe, possivelmente, porventura,
guiçá, casualmente, acaso, etc.
Negação: não, nem, absolutamente, tampouco, de jeito nenhum, de modo
algum, jamais, etc.
Afirmação: sim, certamente, realmente, deveras, decerto, sem dúvida,
com certeza, por certo, etc.
Instrumento: com a faca, com o lápis, co a mão, com o computador, etc.
Veja a aplicabilidade em fases:
Intensidade – Ela trabalha muito.
Afirmação – Sim, o garoto era, de fato, muito
criativo.
Instrumento – O menino
trabalhava com a imaginação.
Negação – Os pais não o impediram de se tornar músico
profissional.
Fim ou finalidade – Estava sempre
preparado para a fuga.
Companhia – Clara costumava
andar de bicicleta com seus pais.
Assunto – Jamais falava sobre seus anseios.
Dúvida – Talvez fosse um sonhador.
- Frase, oração e período
Frase é um conjunto de palavras com sentido completo.
Quando a frase se organiza em torno de um verbo ou de uma locução
verbal, recebe o nome de oração.
Ex.: Quando ia chegando
aquela hora, ele disparava para o
compromisso assumido todos os dias.
-> Locução
verbal é um grupo de duas ou três formas verbais que equivalem a um verbo
apenas, chamado de principal.
Damos o nome de
período à frase que tem uma ou mais orações. Quando tem apenas uma oração, o
período é simples.
Ex.: O médico dirigiu-se
ao centro cirúrgico.
Período simples, pois
contém apenas uma oração, ou seja, a frase está em torno de um verbo (dirigiu).
Quando tem mais de
uma oração, o período é chamado de composto.
Ex.: O médico dirigiu-se
ao centro cirúrgico, mas não encontrou o paciente.
Neste caso a frase
está em torno de dois verbos, portanto, temos período composto.
Adjunto adnominal: Numa
oração, a palavra que acompanha um substantivo, qualquer que seja sua função sintática,
é classificada como adjunto adnominal.
O adjunto adnominal
pode ser:
a) um artigo
(definido ou indefinido)
Ex.:
Pegue a
mochila.
Faça uma
redação.
b) um numeral
Ex.:Li duas revistas.
c) um adjetivo
Ex.: Ela ganhou belos presentes.
d) uma locução adjetiva
Ex.: Saímos num dia de sol.
e) um pronome demonstrativo
Ex.: Comprei aquele tênis.
f) um pronome indefinido
Ex.: Ele conversou com alguns amigos.
g) um pronome possessivo
Ex.: Devolva meu caderno.
d) uma locução adjetiva
Ex.: Saímos num dia de sol.
e) um pronome demonstrativo
Ex.: Comprei aquele tênis.
f) um pronome indefinido
Ex.: Ele conversou com alguns amigos.
g) um pronome possessivo
Ex.: Devolva meu caderno.
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