Persuasão é a arte de conseguir influenciar as
pessoas com ideias, tornando-as adeptas de seus conceitos. Por isso, é
essencial escolher uma linguagem adequada à comunicação, de acordo com o público-alvo.
É preciso empregar recursos expressivos da
linguagem persuasiva, presentes em determinados gêneros textuais, como o
anúncio publicitário, o manual de instruções, a receita culinária, os
regulamentos, as regras de jogo, entre outros.
Os textos que se utilizam da persuasão têm como
principal objetivo convencer o leitor a fazer (ou deixar de fazer algo). O
anuncio publicitário, por exemplo, para alcançar tal objetivo, concentra-se no
interlocutor, apelando para sua sensibilidade ou suas emoções. Neste caso é
frequente o uso do verbo no modo imperativo, que exprime ordem, pedido,
conselho ou incitação.
Quando o enunciado visa o interlocutor, tentando
influenciar seu comportamento, como ocorre no anúncio, é empregada a função
apelativa da linguagem.
Os elementos persuasivos estão lidados a três
linguagens: visual, sonora e escrita. Elas possibilitam a combinação de códigos diversos e
servem para prender a atenção do público-alvo.
Por fim, a persuasão é tomada como instrumento de
poder quando é capaz de atingir seu objetivo, ou seja, quando se emprega uma estratégia
argumentativa de forma eficaz, a que garante o condicionamento do indivíduo
seja sob a forma consciente, com argumentos válidos e aceitos por ter utilizado
uma lógica ou inconsciente, quando é tomada pela sensibilidade e emoção.
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