Foco: Memórias literárias
Passo-a-passo:
- Conheça o tema.
- Tenha noções do gênero solicitado. Como:
- Qual a função do gênero?
- Quais são suas características?
- Selecione alguém para realizar a entrevista, no caso, um idoso. http://parcimoniadna.blogspot.com.br/2012/06/texto-de-apoio-para-realizar-uma.html
- Realize a entrevista e organize as informações que achar mais interessantes e/ou apropriadas ao tema proposto.
- Escreva o texto.
- Revise-o, e, sempre que necessário: retire os excessos ou acrescente informações relevantes; verifique a concisão e coerência do texto e, claro, faça a correção ortográfica.
Link para esclarecimento: http://parcimoniadna.blogspot.com.br/2012/06/textos-de-apoio-3-edicao-da-olimpiada.html
Conhecimentos que contribuirão na realização de sua redação:
Figuras de linguagem: contribui no "floreamento" do texto.
Saiba mais: http://parcimoniadna.blogspot.com.br/2012/06/figuras-de-linguagem-linguagem-poetica.html
Descrição: auxilia a sua percepção - (partindo do princípio que é você quem assume a voz do entrevistado) para retratar ao leitor o modo como percebe/vê as ações, ambientes, objetos, seres etc.
Sugestão de leitura: http://www.coladaweb.com/redacao/descricao
Progressão temática: é o modo como você irá desencadear o tema inicial aos segmentos de seu texto, ou seja, a forma como você trabalhará o assunto nos parágrafos sem perder o fio da meada.
Use para isso, por exemplo, palavras ou expressões apropriadas ao gênero; pronomes; emprego de palavras sinônimas, hiperônimas ou hipônimas; paráfrase; flexão verbal ... Estes contribuirão com a união, além de estabelecerem ganchos entre o que foi dito e que ainda vai se dizer.
Pesquisar tudo que remeta ao passado:
Use para isso, por exemplo, palavras ou expressões apropriadas ao gênero; pronomes; emprego de palavras sinônimas, hiperônimas ou hipônimas; paráfrase; flexão verbal ... Estes contribuirão com a união, além de estabelecerem ganchos entre o que foi dito e que ainda vai se dizer.
Pesquisar tudo que remeta ao passado:
- palavras ou expressões antigas e que estão em desuso, ou seja, que não usamos mais em nosso dia a dia;
- lazer;
- educação;
- costumes;
- meios de transporte/ locomoção;
- marcas de produtos;
- vestimenta;
- programas no rádio e TV;
- política,
- imagens antigas da cidade, bairro, rua ...
Vocabulário: tenha sempre em mãos um dicionário.
Sugestões de dicionários para consulta na web:
- http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital - Dicionário de definição
- http://www.dicionariodegirias.com.br/ - Dicionário de gírias
- http://alcor.concordia.ca/~vjorge/Thesaurus/indices.html - Dicionário de ideias e afins
- http://www.dicionariodesimbolos.com.br/ - Dicionário de simbologia
- http://www.dicionarioetimologico.com.br/searchController.do - Dicionário de etimologia
- http://www.significado.origem.nom.br/nomes_gregos/ - Significado dos nomes
Se tiver dúvida quanto à conjugação verbal, tire-a aqui: http://www.conjuga-me.net/
Dificuldade quanto às regras básicas da normatização da escrita e questões que envolvem estilo textual: http://www.estadao.com.br/manualredacao/ . Consulte o índice ou procure pela letra equivalente à dúvida. Ex.: "Passo a passo ou passo-a-passo?": para saber, clique na palavra "p" que aparece do lado esquerdo da tela de seu PC e verifique de acordo com a ordem alfabética. Realize a ação do mesmo modo que você faz para consultar no dicionário de mão.
Critérios seguidos pelo professor e pela Comissão Julgadora Escolar na seleção do texto finalista:
Fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/images/stories/publico/noticias/cje_folder.pdf
Fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/images/stories/publico/noticias/cje_folder.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário