1 de junho de 2012

Ortografia: O uso da LETRA ‘H’




A letra H é uma letra que não representa fonema. Seu uso se limita aos dígrafos ch, lh e nh, a algumas interjeições (ah, hã, hem, hip, hui, hum, oh) e a palavras em que surge por razões etimológicas. Observe algumas palavras em que surge o H inicial:
hagiografia, haicai, hálito, halo, hangar, harmonia, harpa, haste, hediondo, hélice, Hélio, Heloísa, hemisfério, hemorragia, Henrique, herbívoro (mas erva) hérnia, herói, hesitar, hífen, hilaridade, hipismo, hipocondria, hipocrisia, hipótese, histeria, homenagem, hóquei, horror, Hortênsia, horta, horto (jardim), hostil, humor, húmus.
Em “Bahia”, o H sobrevive por tradição histórica. Observe que nos derivados o H não é usado: baiano, baianismo.

CURIOSIDADES
(Contexto histórico – BAHIA)

Em carta de 1504, relatando sua viagem de 1501, Américo Vespúcio noticia a descoberta da região, que recebe o nome de Baía de Todos os Santos, por possuir uma grande enseada e ter sido descoberta a 1º de Novembro de 1501, dia de Todos os Santos1. A forma de ortografar “o nome Bahia é escrita com H por mera tradição. Pois, o acadêmico Pedro Calmon propôs, na sessão da Academia Brasileira de Letras, a 5 de agosto de 1943, que esse topônimo fosse assim grafado, quando se referisse ao Estado. A proposta foi aprovada na sessão do mesmo mês e ano2.  
Conforme Nilce Sant´anna Martins em seu livro Introdução à Estilística,1997: “Os baianos não consentiram que o nome do seu Estado sofresse reforma ortográfica, o que seria uma quebra da tradição e, por isso, se fez a exceção, distinguindo-se o mero acidente geográfico baía do próprio Bahia”.


1 Enciclopédia Mirador Internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 1992.
2 SACCONI, Luiz Antonio. Não erre mais!--28ª ed. São Paulo: HARBRA, 2005.