2 de março de 2013

Verbo: modo imperativo

O modo imperativo expressa ordem, conselho, convite, pedido. Esse modo é muito utilizado em textos que orientam o leitor a ter determinados comportamentos ou a realizar certas ações.




 Formação do imperativo

Não existe a primeira pessoa do singular no imperativo, pois, como é obvio não há a possibilidade de alguém dar uma ordem a si. Existem, para o imperativo, duas formas: a afirmativa e a negativa. O imperativo afirmativo ocorre quando a pessoa que fala deseja que alguém realize uma determinada ação. O negativo, que é o oposto, ocorre quando a ação não deverá ser praticada.

No imperativo afirmativo, a segunda pessoa do singular (tu) e a segunda pessoa do plural (vós) originam-se da segunda pessoa do presente do indicativo (singular e plural), sem o s. As outras formas do imperativo afirmativo são as mesmas do presente do subjuntivo.

No imperativo negativo antepomos a partícula não às formas de todas as pessoas do presente do subjuntivo.


O imperativo pode ser substituído nas ordens instantes por um verbo no infinitivo:

 Quem nunca viu um filme de guerra em que o comandante do pelotão diz aos seus soldados: "Pelotão, atacar!" ou outras expressões próximas a esta? Neste caso, temos uma ordem a ser seguida de modo iminente, ou seja, que deve ser realizado imediatamente, naquele instante.

O imperativo pode ser expresso de modo polido quando, por exemplo, usamos expressões do tipo: por favor, por gentileza, por obséquio, tenha a bondade de, etc.

Por favor, faça a coleta seletiva.

A ordem pode ser suavizada quando usamos o verbo querer  + infinitivo:

Queira sentar-se nesta cadeira até o médico chamá-la.


O uso do imperativo varia de acordo com a situação de produção do enunciado. 
Em situações formais utiliza-se o verbo na terceira pessoa do imperativo em concordância com o pronome e a pessoa a que se refere.
Em situações informais, a concordância entre o pronome e o verbo nem sempre segue a norma-padrão. Há uma mistura entre as pessoas do discurso, e o imperativo pode ser conjugado também na segunda pessoa verbal.

Referência bibliográfica:

EVANILDO, Bechara. Moderna gramática portuguesa. - 37.ed.rev.ampl. e atual.conforme o novo Acordo Ortográfico. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 50.ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

COSTA, Cibele Lopresti. Para viver juntos: português, 7. ano: ensino fundamental.1.ed. rev. - São Paulo: Edições SM, 2009.