24 de setembro de 2012

 Texto para apreciação nas oficinas de produção textual: textos noticiosos

 OFICINA I



O QUE É UMA NOTÍCIA?


A notícia é um fato natural (terremotos, erupções vulcânicas), político, social, econômico, cultural considerado relevante e merecedor de ser divulgado através de sua publicação em um ou mais tipos de mídia. A eleição de um presidente em qualquer parte do globo, Jogos Olímpicos, uma grande festa ou tragédia são considerados “notícia” e costumam ser acessíveis a um número restrito de pessoas. Quem está de fora, também quer tomar conhecimento daquela situação. É aí que entra o papel do jornalista: que vai colher aquelas informações in loco, no momento que ocorreram, e transformá-las em textos que serão divulgados aos que não tiveram acesso àquele momento (ou que ali estavam, mas querem mais informações acerca daquele evento). Esses textos são notícia.
 O QUE É UM JORNAL?
O jornal é o espaço físico onde são publicadas as notícias apuradas pelos jornalistas. 
Sua função é levar, através dos textos noticiosos, o cidadão a espaços que ele não pode entrar. E fala para um público heterogêneo, sem rosto, nem perfil definido. Em tese, ele entra na casa das pessoas e deve atingir todos os membros daquela família hipotética.
Há registros de jornais desde a Roma antiga. E o surgimento dessas publicações sempre coincidiu com algum movimento político ou social. O jornal como conhecemos atualmente nasceu no século XVIII, depois da Revolução Industrial. 
O primeiro jornal brasileiro foi o Correio Brasiliense, lançado em 1808 e impresso em Londres. Com a chegada de Dom João VI, nesse mesmo ano, é fundada a imprensa oficial e inicia-se a publicação da Gazeta do Rio de Janeiro, jornal totalmente produzido no brasil. 
Produzido com papel jornal, mais barato, essa publicações costumam ter três tamanhos:
Standart, o maior e mais antigo deles, presente em todos os países e, no Brasil, adotado por títulos como O Globo, Jornal do Brasil, Correio Brasiliense, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Agora! entre outros;
 
Tabloide, criado na Inglaterra, ainda muito popular naquele país, na Europa e Estados Unidos. É o formato de jornais como o The Sun (Inglaterra), El País (na Espanha), Bild-Zeitung (Alemanha), The Enquirer (Estados Unidos), entre outros. Desde o início da década de 1990, tornou-se febre na China. Na grande imprensa brasileira é usado pelo jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul;
Berliner, berlinense ou tabloide europeu é ligeiramente maior do que o formato tabloide surgido na Inglaterra. É o tamanho usado pelo jornal francês Le Monde, pelo italiano La Repubblica, e, desde 2005, pelo inglês The Guardian.
O periódico carioca, Jornal do Brasil, passou a ser o formatado com o modelo berliner, mas teve queda de vendas com o novo exemplar deixando de ser moderno para ser internético.
 COMO A NOTÍCIA APARECE NO JORNAL?