12 de setembro de 2012

Estrutura básica de uma notícia

Tema
Qual será o assunto abordado?
Tenha conhecimento sobre o que irá ser desenvolvido.
Título
Tem que despertar o interesse do leitor para a notícia que será apresentada.
"Nos textos noticiosos o título deve ser extraído do lead. Os títulos devem:
Conter verbos no presente do indicativo;
Estar na ordem direta (sujeito+verbo+ complementos verbais+adjunto adverbial);
Evitar rima (ex.: Pressão acelera demissão de Aragão)".2
   
Frases nominais são usadas frequentemente em títulos porque conseguem, às vezes, comunicar o assunto de modo claro e objetivo. Elas também possibilitam sintetizar uma grande quantidade de ideias em um pequeno número de palavras.
Subtítulo
Trata o assunto de modo resumido.

Lead/ lide
O vocábulo lead é de origem inglesa e significa “primeiro lugar”. Ele é inserido especificamente no primeiro parágrafo. Seu objetivo é direcionar o leitor quanto ao assunto abordado, chamar a atenção e despertar a sua curiosidade para ler o resto da notícia. Neste sentido, ele  deverá responder às perguntas: quando? Onde? O quê? Com quem? Para quê? Como?

Corpo ou texto da notícia
Corresponde aos parágrafos seguintes. Nestes espaços você irá detalhar o fato exposto, podendo acrescentar depoimentos de especialistas, dos envolvidos nos acontecimentos, testemunhas...
Os depoimentos fazem com que seu texto adquira mais credibilidade.

Linguagem
O texto deverá ser escrito de acordo com a norma padrão da língua, menos ou mais formal e impessoal.
Norma padrão da língua: está ligada ao emprego correto do registro da linguagem, ou seja, segue as prescrições estabelecidas e normatizadas em nossa gramática.
Formal e informal: formal abrange a língua culta, mais rebuscada, com termos de difícil domínio. Informal é o modo mais espontâneo de nós nos comunicarmos, neste caso, é uma linguagem mais simples e acessível. No entanto, a linguagem informal deverá ser usada com cautela. Evite clichês, pois, eles causam o empobrecimento de seu texto.
Impessoalidade: o escritor da notícia deverá distanciar-se do assunto, deixando de inserir sua opinião ou eliminando adjetivações que fazem com que o texto carregue uma carga emotiva. Isso porque, o texto noticioso tem por princípio a objetividade dos fatos retratados, e se expressamos estes fatos com marcas pessoais estaremos partindo para o campo do subjetivismo. 
"A notícia trabalha fundamentada com informações e apresenta quase que exclusivamente a linguagem referencial (ou informativa). A intenção é transmitir ao leitor dados da realidade de forma direta e objetiva. Por isso, as notícias são escritas em terceira pessoa e o produtor do texto não se revela, não emite juízos de valor. Predominando verbos no modo indicativo"1

Adequação ao gênero, público e  veículo.
Antes de produzir o texto você deverá ter em mente a quem seu texto irá se reportar, em outras palavras, o público que o texto se destina. A linguagem será moldada a partir desse elemento, sendo mais ou menos informal.


O gênero deverá respeitar as características básicas de estruturação, desenvolvimento e linguagem. 
É importante salientar que o texto noticioso trata-se de um acontecimento real, não podendo, por exemplo, mesclar realidade com fatos produzidos pela imaginação, inventados, inverossímeis.


Quanto ao veículo, diz respeito ao meio pelo qual o texto será divulgado, por exemplo, jornal escolar, jornal de bairro, em uma página na web etc.




Discurso
O texto noticioso pode ser representado por dois tipos de discurso: DISCURSO DIRETO E INDIRETO.
Emprega-se o discurso direto para apresentar a fala de testemunhas, especialistas, pessoas envolvidas no acontecimento. Ao contrário de textos narrativos que expõem as falas de seus personagens precedidas de um verbo dicendi, dois pontos e travessão.  O texto noticioso apresenta a fala de outrem coerente ao conteúdo do texto com aspas, vírgula e verbo dicendi.

Veja os exemplos:
  •  Texto narrativo
O ministro disse:
̶  O Brasil precisa de técnicos.
  •  Texto noticioso
“O Brasil precisa de técnicos”, diz o ministro.

O uso do discurso indireto é feito quando o escritor deseja eliminar os elementos emocionais e afetivos, criando objetividade ao depoimento que lhe foi fornecido. O modo como será disposto o discurso indireto se faz da seguinte forma: vem precedido por um verbo dicendi e introduzindo por uma conjunção subordinativa integrante (que, se).

Observe: O ministro disse que o Brasil precisava de técnicos.






























Fontes de pesquisa:

1- De Nicola, José. Língua, Literatura e redação, 2ª ed. rev. e amp. - São Paul: Scipione, 1998.
2- OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de. Minimanual compacto de redação e estilo: teoria e prática. - São Paulo: Rideel, 1999.


Dicas de jornalismo : http://www.elpais.com.br/elpaisnaescola/arquivos/DicasdeJornalismo.pdf 

Como elaborar um projeto?

 ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM SALA DE AULA: ALUNOS COMO PROTAGONISTAS DESTE PROCESSO.



ESQUEMA DO PROJETO

TÍTULO
Serve para definir o tema que se deseja planejar as ações. Ele deverá despertar a curiosidade e o interesse das pessoas.
APRESENTAÇÃO
Descreverá em linhas gerais: do que trata o projeto; período de realização, o local; o motivo de seu desenvolvimento; a sua importância; os envolvidos, os beneficiados;  dependerá de algum órgão ou alguém para que as ações sejam efetivadas.
JUSTIFICATIVA
 Por que o projeto é relevante/importante?
OBJETIVOS
Qual é a sua finalidade/ para que serve?
METODOLOGIA
Como será realizado? Quais são as etapas a serem adotadas para que os objetivos sejam alcançados?
CRONOGRAMA
Quando acontecerá?
ORÇAMENTO
Diz respeito aos recursos financeiros necessários a sua execução.
AVALIAÇÃO
Neste campo, você descreverá a forma  como irá avaliar, fará uma prévia do que se espera e posteriormente uma análise dos resultados obtidos, por exemplo:
- o projeto foi agradável ou proveitoso? (como irá fazer para obter essa informação? Por meio de pesquisas, relatos, pareceres...)
Verificar se os objetivos foram alcançados, se teve algum empecilho como falta de vontade, recursos financeiros, organização, divulgação...
A partir das criticas e sugestões poderá reestruturá-lo.