12 de junho de 2013

Persuasão



Persuasão é a arte de conseguir influenciar as pessoas com ideias, tornando-as adeptas de seus conceitos. Por isso, é essencial escolher uma linguagem adequada à comunicação, de acordo com o público-alvo.
É preciso empregar recursos expressivos da linguagem persuasiva, presentes em determinados gêneros textuais, como o anúncio publicitário, o manual de instruções, a receita culinária, os regulamentos, as regras de jogo, entre outros.
Os textos que se utilizam da persuasão têm como principal objetivo convencer o leitor a fazer (ou deixar de fazer algo). O anuncio publicitário, por exemplo, para alcançar tal objetivo, concentra-se no interlocutor, apelando para sua sensibilidade ou suas emoções. Neste caso é frequente o uso do verbo no modo imperativo, que exprime ordem, pedido, conselho ou incitação.
Quando o enunciado visa o interlocutor, tentando influenciar seu comportamento, como ocorre no anúncio, é empregada a função apelativa da linguagem.  
Os elementos persuasivos estão lidados a três linguagens: visual, sonora e escrita. Elas possibilitam a combinação de códigos diversos e servem para prender a atenção do público-alvo.
Por fim, a persuasão é tomada como instrumento de poder quando é capaz de atingir seu objetivo, ou seja, quando se emprega uma estratégia argumentativa de forma eficaz, a que garante o condicionamento do indivíduo seja sob a forma consciente, com argumentos válidos e aceitos por ter utilizado uma lógica ou inconsciente, quando é tomada pela sensibilidade e emoção.