3 de março de 2013

Narrativas de aventura


 Uma NARRATIVA DE AVENTURA consiste  em ações desenvolvidas pelo protagonista de uma história de aventura,  normalmente, é um valente herói que vive as mais surpreendentes situações. O aventureiro não se abate diante dos sucessivos desafios e envolve-se numa sequência de peripécias para escapar do perigo. A ação é um elemento fundamental da narrativa de aventura.
As aventuras não são poucas: caças a tesouros, visitas noturnas a cemitérios, perseguições de bandidos uma enrascada em uma caverna, etc.

O enredo de uma narrativa de aventura é composto das ações das personagens, organizadas em uma sequência de situações. 

Personagens: algumas marcas podem ser estabelecidas aos personagens como a astúcia e esperteza empregadas para se livrar das situações perigosas em que se envolve.

Foco Narrativo – posição tomada pelo narrador ao contar uma história.
O narrador-personagem - conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem.
O narrador-observador - conta a história na 3ª pessoa, sem participar das ações. 

Essas narrativas, em geral, apresentam a seguinte estrutura:

Apresentação ou situação inicial: o narrador explica algumas circunstâncias da história. Apresenta a época, o local e os personagens que participam da narrativa. Os espaços e as personagens são apresentados em uma situação que pode ser de desequilíbrio ou de tensão.

Complicação: início das adversidades ou dos conflitos em que as personagens principais são envolvidas.

Ações das personagens: são motivadas pela complicação e pelos objetos das  personagens.

Desfecho ou resolução: ocorre quando a complicação é solucionada.

Situação final: uma nova situação é estabelecida.

A caracterização do espaço compõe a ambientação do enredo da narrativa de aventura. Nas narrativas de aventura, o suspense prende o leitor ao texto, e a caracterização do espaço pode contribuir para isso. A descrição de cores, sons e objetos na caracterização do espaço colabora para a criação do suspense. 


Texto narrativo: Uma aventura de outro mundo

O texto que você vai ler abaixo conta a história de Alex, um garoto que vive uma aventura de outro mundo...

“[...] Por volta das três da madrugada um zumbido enlouqueceu os cachorros da cidade. Vira-latas e cães de raça uivavam desesperadamente. Pareciam ter escutado vibrações que somente eles captam e os homens jamais percebem. A louca sinfonia canina atravessou as fronteiras de São Paulo e se espalhou em ondas pelas montanhas de Minas.
Alex viu três objetos do tamanho de grandes helicópteros aterrissarem à sua volta. Não teve dúvida de que se tratava de discos voadores, com design [desenho] parecido com os imaginados pelos artistas de histórias em quadrinhos. Aqueles OVNIs assemelhavam-se a pratos de sopa com as bordas voltadas umas contra as outras. Ao se aproximarem varreram a cerração com rotores especiais, abrindo um círculo de 150 metros de raio.
Seis estranhos seres, com escafandros branco-acinzentados, rostos escondidos nos capacetes, cercaram Alex. Carregavam, nos cinturões, misteriosos instrumentos. Suas mãos portavam canos grossos, semelhantes a bazucas. Atiraram ao mesmo tempo, e os projéteis acertaram o jovem em cheio.
Alex teve absoluta convicção de que fora aprisionado por extraterrestres. [...]”


(RANGEL, Paulo. Os semeadores da Via Láctea. Rio de Janeiro: Ao Livro T
écnico, 1993. In:
(http://nossodiarioceas.blogspot.com.br/2011/03/texto-narrativo-uma-aventura-de-outro.html)

Referência bibliográfica:

COSTA, Cibele Lopresti. Para viver juntos: português, 6. ano: ensino fundamental.1.ed. rev. - São Paulo: Edições SM, 2009.