26 de maio de 2012

Emprego da vírgula

Estudo da língua: 


  • Usa-se vírgula para isolar expressões explicativas, como isto é, por exemplo, ou melhor, a saber, ou seja:

Ex.: Combinamos que todos contribuirão com a campanha. Eu, por exemplo, doarei dez quilos de alimentos não perecíveis.
  • Usa-se vírgula para separar, em uma enumeração, os termos com a mesma função.
Ex.: Havia sobre a mesa papéis, revistas, agenda, dicionário e um estojo.
  • Usa-se vírgula para separar o vocativo, ou seja, a pessoa  a quem se chama ou se nomeia em uma frase.
Ex.: Lucas, quem você convidou para o seu aniversário?
  • Usa-se a vírgula para separar o aposto, ou seja, o termo da oração que explica, esclarece, resume ou identifica o nome que se refere. 
Ex.: Salvador, capital da Bahia, aumentou o turismo no Brasil.
  • Usa-se vírgula para destacar o adjunto adverbial quando ele estiver anteposto ao verbo.
Ex.: Aqui, trabalho nunca falta. 

A vírgula pode ainda:

a) Indicar a supressão do verbo.

Ex.: Flávia entregará a pesquisa hoje e Henrique, (entregará) só amanhã.

b) Separar nomes de lugar em datas e em endereços.

Ex.:
-> Curitiba, 16 de junho de 2011.
-> Avenida Rui Barbosa, 303.

c) Separar orações de sentido completo, não ligadas pela conjunção e.

Ex.:
-> Fui ao banco pela manhã, registrei uma nova senha.
                     1ªoração          /          2ªoração

-> Li a carta, guardei-a na gaveta
     1ªoração /          2ªoração

d) Separar orações de sentido completo, ligadas pela conjunção e, mas que apresentam diferentes sujeitos.

Ex.:
    (sujeito = o taxista )                        (sujeito= nós)
-> O taxista parou no aeroporto, e logo nós pegamos o avião.
      1ªoração                               /                2ªoração

      (sujeito = o tenista)                  (sujeito= o público)
-> O tenista venceu o campeonato, e o público aplaudiu.
         1ªoração                                 /           2ªoração


e) Separar orações subordinadas.

Orações subordinadas são aquelas que dependem de uma outra oração para ter sentido completo.

Ex.:
 -> A paisagem de Angra dos Reis é magnífica.
-> A paisagem de Angra dos Reis convida-nos ao lazer. 

-> A paisagem de Angra dos Reis, que é magnífica, convida-nos ao lazer 
                oração principal        /oração subordinada explicativa /      oração principal


f) Separar orações subordinadas que tiverem a função de adjunto adverbial e que aparecem antes da oração principal.

Ex.:
 -> Como o carnaval se aproxima, sairemos de férias por uma semana.
      oração subordinada adverbial /                oração principal

-> Quando abril a bolsa, viu o bilhete.
oração subordinada     /  oração principal
adverbial


g) separar orações intercaladas ou interferentes.

Ex.:
 -> O noticiário de hoje, disse ele, anunciou a queda dos juros. 
-> Esta greve, explicou o sindicalista, não é política.


A vírgula não é empregada:

I- No período formado por uma só oração:

a) Não se separa com vírgula o sujeito do predicado.
Ex.: 
-> A banda de roqueiros tocou para a imensa plateia.
         sujeito                    /  predicado

-> O barulho do telefone acordou-me
          sujeito                   /  predicado

b) Não se separa com vírgula o verbo de seu complemento.
 Ex.:
-> O ginasta venceu a prova com facilidade.
                       verbo /        complemento

-> As estradas brasileiras necessitam de reparos urgentes
                                                verbo     /      complemento

c) Não se separa com vírgula o nome de seus adjuntos adnominais e complementos nominais.

ex.:
-> O analista de sistema ficou satisfeito com o aumento de salário.
        nome   / adjunto adnominal

-> Os passageiros tinham medo de assaltos;
                                         nome / complemento nominal


II -  No período formado por duas ou mais orações:

a) Não se separa com vírgula a oração principal da oração subordinada que tem função de substantivo.

Ex.: 
-> O público exigiu que o show continuasse.
oração principal     /  oração subordinada equivalente a continuação do show 

-> A mãe esperou que o filho voltasse.
Oração principal   / oração subordinada equivalente a volta do filho

b) Não se separa a oração principal da oração subordinada que tem função de adjetivo e que não é uma oração explicativa.

Ex.: 
-> O quadro que leiloaram retrata a guerra espanhola.
oração subordinada equivalente a leiloado

-> A casa que alugamos fica no Sul.
oração subordinada equivalente a alugada

c) Não separam as orações de sentido completo, ligadas por e, e com o mesmo sujeito. 

Ex.: 
-> O cliente pagou e (o cliente) agradeceu ao vendedor.
-> (Ele) Chegou e (ele) abraçou-me.



Conhecimentos mínimos mobilizados para o entendimento do uso da vírgula:

Para que serve a pontuação? Diferentemente da fala, que, além da palavra, conta com vários outros recursos para construir sentido – expressão facial, ambiente, etc.v, a linguagem escrita dispõe apenas de recursos gráficos, a pontuação é um dos mais importantes, pois ajuda a organizar sintaticamente o texto e a tornar as ideias mais claras e precisas.

O que é?
- supressão - su.pres.são s.f. Ato ou efeito de suprimir. / supressão sf 1 corte, eliminação. A: acréscimo. 2 DE LEI abolição, anulação, revogação. A: manutenção.
- intercalar - in.ter.ca.lar. v. Tr. dir. e pron. Inserir(-se), interpor(-se), introduzir(-se), pôr(-se) de permeio. / intercalar adj m+f 1 intercalado. vtd+vpr 2 entremear(-se), interpor(-se), inserir(-se).
- interferente - in.ter.fe.ren.te adj. m. e f. 1. Que interfere. 2. Relativo a interferência./

- Adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio, expressando uma circunstância de tempo, lugar, modo, intensidade, negação, afirmação, dúvida, etc.
- Locução Adverbial é uma expressão de duas ou mais palavras que exerce a função de advérbio.

Observe algumas circunstâncias expressas pelos advérbios e pelas locuções adverbiais.

Tempo (quando): cedo, tarde, hoje, ainda, ontem, amanhã, sempre, jamais, à tarde, de manhã, às vezes, de repente, de vez em quando...
Lugar (onde): aí, aqui, acima, abaixo, lá, acolá, perto, longe, atrás, à direita, à esquerda, em cima, de fora, dentro...
Modo (como): melhor, pior, bem, mal, rápido, devagar, depressa, às claras, às escuras, à toa, em silêncio, e quase todos advérbios terminados em mente: geralmente, lentamente, etc.
Intensidade: bem, muito, pouco, bastante, mais, menos, excessivamente, extremamente, tão, tanto, quase, de todo, de pouco.
Dúvida: talvez, provavelmente, quem sabe, possivelmente, porventura, guiçá, casualmente, acaso, etc.
Negação: não, nem, absolutamente, tampouco, de jeito nenhum, de modo algum, jamais, etc.
Afirmação: sim, certamente, realmente, deveras, decerto, sem dúvida, com certeza, por certo, etc.
Instrumento: com a faca, com o lápis, co a mão, com o computador, etc.

Veja a aplicabilidade em fases:

Intensidade – Ela trabalha muito.
AfirmaçãoSim, o garoto era, de fato, muito criativo.
Instrumento – O menino trabalhava com a imaginação.
Negação – Os pais não o impediram de se tornar músico profissional.
Fim ou finalidade – Estava sempre preparado para a fuga.
Companhia – Clara costumava andar de bicicleta com seus pais.
Assunto – Jamais falava sobre seus anseios.
DúvidaTalvez fosse um sonhador.


- Frase, oração e período

Frase é um conjunto de palavras com sentido completo.
Quando a frase se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal, recebe o nome de oração.
Ex.: Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido todos os dias.

-> Locução verbal é um grupo de duas ou três formas verbais que equivalem a um verbo apenas, chamado de principal.

Damos o nome de período à frase que tem uma ou mais orações. Quando tem apenas uma oração, o período é simples.

Ex.: O médico dirigiu-se ao centro cirúrgico.
Período simples, pois contém apenas uma oração, ou seja, a frase está em torno de um verbo (dirigiu).

Quando tem mais de uma oração, o período é chamado de composto.
Ex.: O médico dirigiu-se ao centro cirúrgico, mas não encontrou o paciente.
Neste caso a frase está em torno de dois verbos, portanto, temos período composto.

Adjunto adnominal: Numa oração, a palavra que acompanha um substantivo, qualquer que seja sua função sintática, é classificada como adjunto adnominal.

O adjunto adnominal pode ser:

a) um artigo (definido ou indefinido)
 Ex.:
 Pegue a mochila.
 Faça uma redação.

b) um numeral
 Ex.:Li duas revistas.

c) um  adjetivo
Ex.: Ela ganhou belos presentes.

d) uma locução adjetiva
Ex.: Saímos num dia de sol.

e) um pronome demonstrativo
Ex.: Comprei aquele tênis.

f) um pronome indefinido
Ex.: Ele conversou com alguns amigos.

g) um pronome possessivo
 Ex.: Devolva meu caderno.

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