16 de junho de 2012

Noção de Texto

textum, -i, subs. n.I - Sentido próprio: 1) Tecido, pano (Ov. Met. 8, 640). Por extensão: 2) Obra formada de várias partes reunidas, contextura (Ver. En. 8, 625). II - Sent. figurado: 3) contextura (do estilo) Quint. 9, 4, 17).
Texto em português, assim como em latim, quer dizer tecido, entrelaçamento de fios. Neste sentido, produzir um texto é entrelaçar suas várias partes a fim de obter um todo encadeado logicamente, o que resulta numa rede de relações que garantem sua unidade e coesão. A essa rede de relações dá-se o nome de tessitura do texto.
Em suma:
a) o texto não é um aglomerado de frases;
b) o significado das frases de um texto nunca é autônomo.
A partir da segunda conclusão, deriva a noção de contexto: uma unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade de linguística menor. daí a progressão:

frase »  parágrafo » capítulo » obra

Elementos Estruturais do Texto

Temos três elementos indispensáveis a qualquer tipo de texto: estrutura, conteúdo, expressão.

A estrutura abrange a unidade, organicidade e forma:

a) unidade: num texto deve-se desenvolver um único assunto ou núcleo temático;
b) organicidade : o texto coerente e coeso apresenta um inter-relacionamento de todas as suas partes, o que resulta num todo articulado;
c) a forma: o tipo de composição escolhido, segundo a sua finalidade: descrição (relatar algo), narração (contar uma história), dissertação (elaborar um raciocínio).

O conteúdo requer coerência e clareza.

a) coerência: é a seleção de ideias que devem ligar-se ao tema proposto (para que não fuja ao tema);
b) clareza: subordina-se ao tópico Vícios de linguagem. Deve-se evitar toda e qualquer construção ambígua ou mal estruturada, que dificulte o entendimento do texto.

Leia esta tira de Quino:

Isoladamente, cada um dos três primeiros quadrinhos não denota outra coisa senão pessoas rindo. É só no contexto inteiro, com a adição do quarto quadrinho, que eles ganham uma outra dimensão e significado.
A expressão está diretamente ligada ao domínio da estrutura da linguagem e do léxico. Estes dois últimos tópicos são resultado de um plano previamente elaborado e de uma revisão acurada do texto.

Tipos de composição

Descrição, narração, dissertação. Para efeito didático, essas são as formas de composição de um texto. Qualquer que seja, no entanto, o tipo de classificação, é importante lembrar que o texto deve constituir-se de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução situa o leitor dentro do assunto que será desenvolvido. O desenvolvimento constitui o corpo do texto e a conclusão deriva naturalmente das duas partes anteriores, é o fecho do texto.

Bibliografia

OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de. Minimanual compacto de redação e estilo: teoria e prática. - São Paulo: Rideel, 1999, p.261-262.

Nenhum comentário:

Postar um comentário