7 de maio de 2013

CHARGE


Assim como a anedota, a charge constitui outro gênero textual caracterizado pelo humor, neste caso, produzido a partir de uma caricatura gráfica com ou sem uso da linguagem verbal. A palavra originou-se do francês charger, que significa “carga” ou “exagero”. Isso quer dizer que a charge é um tipo de ilustração que exagera nos traços do caráter de alguém ou de algo, com o objetivo de provocar o riso.
Em geral, a charge apresenta um conteúdo de crítica social ou política. Por meio de desenhos humorísticos, o chargista registra sua opinião sobre certos fatos do cotidiano, satirizando-os.
A charge foi criada no início do século XIX, como forma de protesto pelos críticos ou opositores de determinados governos. Como representa um desenho satírico, tornou-se popular e permaneceu através dos tempos.
É importante saber que a charge traz sempre uma crítica sobre acontecimentos recentes noticiados pelos jornais. Nesse caso, é necessário estar a par dos fatos para entender o texto.




Charge Sisejufe - Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal - Geraldo Alckmin e a redução da maioridade penal. Disponível em: http://www.facebook.com/Chargesvnc?ref=ts&fref=ts. Acesso em: 28 abril 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário