18 de maio de 2013

Exemplo de texto dissertativo



Terra: o planeta da vida



Até o momento, não se conhece nenhum outro lugar no Universo, alem da Terra, que reúna condições para a existência de vida. As atividades humanas no nosso planeta, porém, têm reduzido cada vez mais essas condições.

O crescimento constante da população e o consequente aumento do consumo vêm causando a destruição progressiva dos recursos disponíveis e modificando rapidamente o ambiente.

A maioria dos seres vivos só se utiliza daquilo que realmente precisa para subsistir. O homem não, pois com seus instrumentos e máquinas é capaz de multiplicar infinitamente o trabalho que seria feito por um só indivíduo. Assim, ele se apropria intensiva e rapidamente dos recursos e rompe o equilíbrio frágil e expressamente complexo da natureza. Desse modo, prejudica os demais seres vivos, ocasionando, muitas vezes, sua total destruição.

O número de habitantes do planeta, porém, cresce sem parar, e muitas áreas produtivas da Terra já foram, e continuam sendo, ocupadas sem planejamento e exploradas de modo inadequado. Se continuarmos a agir assim, esgotando os recursos da natureza, em pouco tempo só restarão na Terra ambientes impróprios para a vida e sem possibilidades de recuperação.

Mas é preciso uma espécie como a nossa, capaz de realizações magníficas no campo das artes, das ciências e da filosofia, deverá saber organizar-se e encontrar as soluções adequadas para garantir sua permanência na Terra.


MATTOS, Neide Simões de et al. Nós e o ambiente. São Paulo: Scipione, 1990. p. 8-9. (universo da Ciência

Esquematizando:

Introdução:
Temos no primeiro parágrafo a introdução ao tema, ou seja, que apresenta o assunto a ser abordado e defendido no decorrer do texto. Manifesta-se desde o introdutório a opinião da articulista sobre o tema: "As atividades humanas no nosso planeta, porém, têm reduzido cada vez mais essas condições." Esse ponto de vista, que será defendido, denomina-se tese.

Desenvolvimento:
O desenvolvimento corresponde aos parágrafos   2, 3 e 4, nos quais se apresentam argumentos que sustentam a tese. Note que a cada parágrafo corresponde a um argumento. No segundo, o argumento é o crescimento constante da população e o aumento  do consumo causam a destruição de recursos disponíveis e modificam o ambiente. No terceiro, o argumento utilizado é que a espécie humana, ao contrário da maioria dos seres vivos, rompe o equilíbrio ambiental, prejudicando os demais seres. No quarto, temos o seguinte argumento: com o número de habitantes cresce sem parar e a exploração de muitas áreas produtivas é feita de modo inadequado, se os seres humanos continuarem a agir dessa forma, os ambientes irão se tornar impróprios para a vida e sem possibilidade de recuperação.

Conclusão:
 A conclusão corresponde ao quinto parágrafo, em que se apresenta uma mensagem otimista, afirmando-se que, apesar de tudo, a espécie humana saberá encontrar as soluções para garantir a sua permanência na Terra.

Bibliografia:
TERRA, Ernani. Projeto radix: português, 9. ano/ Ernani Terra, Floriana Toscano Cavallete. - São Paulo: Scipione, 2009. p. 25 e 36. 

Um comentário: