14 de abril de 2021

Aprenda a elaborar uma aula no Sway

 Trago uma proposta de aula de Língua Portuguesa utilizando a ferramenta digital Sway. A dinâmica pode ser direcionada a qualquer componente curricular.

Link para vocês conferirem: 

https://sway.office.com/ua0Q7G5nxIOXBVB9?ref=Link&loc=play

A aula pode ser ampliada por quem achar conveniente fazê-la. 

Inicio o vídeo com a reflexão sobre a importância do planejamento da aula e mostro como realizei a escolha das habilidades a serem desenvolvidas, reforço a importância da articulação das habilidades com a sequência das atividades e a avaliação. 

Integrei [atualização do Sway removeu a integração, porém ainda existe a opção de inserir link] à aula uma avaliação manipulando outra ferramenta da Microsoft, o Forms. Significa dizer que o aluno realiza a avaliação no mesmo ambiente, não é redirecionado a outro lugar. A avaliação contempla a investigação cognitiva e a socioemocional (autoavaliação): metacognição, engajamento... 

É uma formação a partir de um pequeno tutorial em que modelizo a aula passo a passo, a partir de roteiro de atividade.

Vale destacar que ao elaborar sua aula no Sway o professor otimiza seu tempo, pois a estrutura da ferramenta se adapta a diversos tipos de situações, ou seja, é um ótimo recurso para fazer adaptação curricular quando falamos de educação inclusiva. Pode-se hibridizar imagem, texto escrito, som, vídeo a fim de oferecer um leque de oportunidades aos seus alunos.

O material que usei está na  descrição do vídeo:

https://youtu.be/ZRhf0maoR1c


Para fazer a cópia da aula no Sway, clique na imagem abaixo:





Espero que gostem.

Abraços!


Daniela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário