14 de abril de 2021

Leitura Colaborativa Plugada: Com os olhos do coração, de Nicole Silva

  Olá, caros colegas!

    Apresento a vocês mais uma atividade de aventura solo adaptada à leitura colaborativa, realizada no formulário da Microsoft. O texto utilizado foi uma narrativa de memórias literárias "Com os olhos do coração”, da aluna Nicole Aparecida Andrade da Silva.

    Conheça um pouco mais sobre essa modalidade didática de leitura: leitura colaborativa. Para isso, acesse AQUI. Bem com se inteirar a respeito do gênero abordado: memórias literárias e ainda apreciar o texto da aluna Nicole na revista Memórias Literárias, coletânea de textos finalistas da edição da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2010, confira no link, p. 74 -75.  

Linquei a seguir para quiser vivenciar a atividade de leitura ou caso pretenda fazer uma cópia do formulário/ duplicar, clique na imagem abaixo:

    É importante salientar que esse formulário foi elaborado, predominantemente, com questões de respostas abertas. Isso significa que os estudantes terão de digitar suas hipóteses em relação ao contexto que lhes será fornecido pela autora durante a leitura paulatina do texto.

    Creio que contribuirá, principalmente, com os professores que estão envolvidos com a Olimpíada de Língua Portuguesa. O objetivo da atividade é trabalhar com habilidades que promovam a atribuição de sentidos ao texto.

    Algumas propostas de pós-leitura foram sugeridas ao final do formulário, assim que o leitor finaliza e encaminha as respostas, recebe a seguinte mensagem:

Chegamos ao fim!

🤔 Quais foram as suas impressões da leitura?

🤔 Você considera que o título do texto está adequado e é instigante?

🤔 E o final te surpreendeu?

🤔 O que você achou da estratégia utilizada pela autora para prender o leitor na leitura?

🤔 Quais temas relevantes que o texto traz?

🤔 O que achou da ideia de ter lido um texto produzido por uma aluna de escola pública? Você se sentiu representado(a)?

🤔 Você acha que ela contou a história como coletou ou reinterpretou o relato oral fornecido durante a entrevista, tornando-o literário? Em outras palavras, será que ela “floreou” o texto?

😍 Olha quantas coisas temos para conversar depois desta leitura!!!!


Obrigada por permanecer até o fim. Abraços! 😜

__________________________________________________


    É apenas uma sugestão, fiquem à vontade para editar e ampliar a abordagem com sua turma.


Um grande abraço a todos!

PCNP Daniela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário